Retome seu negócio com mais segurança

Conheça as recomendações gerais que o Sebrae separou para você retomar as atividades com mais segurança.

Você já deve saber, mas não custa lembrar que, segundo a OMS medidas de baixo custo abaixo ajudarão a impedir a propagação de infecções em seu local de trabalho, como resfriados e gripes, e protegerão seus clientes, contratados e funcionários. Atitudes simples podem reduzir os dias úteis perdidos devido a doenças e ainda pode contribuir decisivamente para interromper ou retardar a disseminação do COVID-19 em sua comunidade.

Ferramentas à disposição

Separamos aqui as principais orientações publicadas pela Organização Mundial de Saúde, e pelas autoridades sanitárias do país para que os negócios reabram com mais segurança. Lembre-se que ainda estamos em um ambiente com altos riscos de contaminação. Seguindo essas orientações gerais, seu negócio poderá abrir com mais segurança, atendendo a maior parte dos protocolos que estão sendo elaborados pelas autoridades governamentais e de saúde pública.

Atenção!

Atenção! Acompanhe sempre as orientações oficiais das entidades públicas. Este guia apresenta apenas orientações gerais de conduta, mas haverá legislações específicas que você deverá observar conforme sua região de operação

Saúde, segurança e higiene

Fonte: Sebrae Nacional

Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar vírus que podem estar nas suas mãos.

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.

Realize a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies que sejam tocados com frequência, utilizando água e sabão ou borrifando álcool. Os banheiros devem ser limpos de hora em hora.

Todas as ferramentas, máquinas e equipamentos de uso manual devem ser constantemente limpos e higienizados, antes e durante a execução dos trabalhos.

Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus.

A máscara deve ser feita nas medidas corretas, devendo cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Também é importante que a máscara seja utilizada corretamente, não devendo ser manipulada durante o uso e deve-se lavar as mãos antes de sua colocação e após sua retirada.

As máscaras devem ser descartadas em lixeiras com pedal e tampa - com recolhimento por empresas de coleta de produtos contamináveis.

Local de Trabalho

Fonte: Sebrae Nacional

Garanta um espaço reservado para guardar bolsas e itens pessoais dos colaboradores. Solicite que o colaborador traga o mínimo de objetos pessoais para o ambiente de trabalho e forneça sacolas plásticas para acondicionar os pertences de cada funcionário.

Verifique se seus locais de trabalho estão limpos e higienizados. Superfícies (mesas e bancadas) e objetos (telefones, teclados) precisam ser limpos com desinfetante regularmente.

Organize uma área de chegada para profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70% ou tapete com desinfetante.

Coloque os desinfetantes de mãos (álcool em gel) em locais de destaque no local de trabalho.

Exiba placa de sinalização com orientações de como proceder a lavagem das mãos.

Certifique-se de que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão.

Promova boa ventilação no local de trabalho, privilegie a ventilação natural. No caso de aparelhos de ar condicionado, evite recirculação de ar e verifique a adequação de suas manutenções preventivas e corretivas.

Exiba cartazes promovendo a higiene respiratória.

Garanta que máscaras faciais e / ou lenços de papel estejam disponíveis em seus locais de trabalho, para aqueles que desenvolvem coriza ou tosse no trabalho, além de caixas fechadas para descarte.

Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível minimizar o contato.

Promova o distanciamento de 1,5m entre pessoas nas filas na entrada ou para o pagamento. Dica: utilize adesivos no chão para demarcação da distância mínima.

Instale, se for possível, barreira de vidros nos caixas para ampliar ainda mais a distância e o contato entre colaborador e cliente.

Limpe e desinfete os locais de trabalho e áreas comuns no intervalo entre turnos ou sempre que houver a designação de um trabalhador para ocupar o posto de trabalho de outro.

Reforce a limpeza de sanitários e vestiários.

Adote procedimentos para, na medida do possível, evitar tocar superfícies com alta frequência de contato, como botões de elevador, maçanetas, corrimãos etc.

Reforce a limpeza de pontos de grande contato como corrimãos, banheiros, maçanetas, terminais de pagamento, elevadores, mesas, cadeiras etc.

Colaboradores

Fonte: Sebrae Nacional

Crie e divulgue protocolos para identificação e encaminhamento de trabalhadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus antes de ingressar no ambiente de trabalho.

O protocolo deve incluir o acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores no acesso e durante as atividades nas dependências das empresas.

Oriente todos trabalhadores sobre prevenção de contágio pelo coronavírus (covid-19) e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção.

Institua mecanismos e procedimentos para que os trabalhadores possam reportar aos empregadores se estiverem doentes ou experimentando sintomas.

Mapeie os meios utilizado pelos colaboradores para chegar na empresa e orientar quais os cuidados que devem tomar os que utilizam transporte público, tanto na ida quanto no retorno para casa.

Oriente que os colaboradores devem vestir o uniforme, ou roupa de trabalho, somente no local de trabalho. Uniformes, EPIs e máscaras não devem ser compartilhados.

As pessoas do grupo de risco e acima de 60 anos, assim como pessoas que residem com pessoas do grupo de risco não devem exercer atividades de contato com o público direto.

Adote procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool.

Mantenha distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho. Emita comunicações sobre evitar contatos muito próximos, como abraços, beijos e apertos de mão.

Adote medidas para diminuir a intensidade e a duração do contato pessoal entre trabalhadores e entre esses e o público externo.

Priorize agendamentos de horários para evitar a aglomeração e para distribuir o fluxo de pessoas.

Priorize medidas para distribuir a força de trabalho ao longo do dia, evitando concentrá-la em um turno só. Informe a seus funcionários, contratados e clientes que qualquer pessoa que tenha tosse frequente ou febre (37,3 C ou mais) precisa permanecer em casa. Exiba placas de sinalização com estas orientações em seus locais de trabalho. Combine isso com outros canais de comunicação comumente usados em sua organização ou empresa. Deixe claro para os funcionários que eles poderão contar esse tempo como licença médica.

Promova teletrabalho ou trabalho remoto sempre que possível. Evitar deslocamentos de viagens e reuniões presenciais, utilizando recurso de áudio e/ou videoconferência.

Escolha um colaborador para fiscalizar se os novos procedimentos estão sendo efetuados da forma estabelecida. Trocar de colaborador periodicamente para essa função.

Clientes

Fonte: Sebrae Nacional

Priorize o agendamento do atendimento pessoal e/ou à distância – principalmente pensando nos públicos que estão mais vulneráveis diante a covid-19.

Durante o agendamento, nesse período de pandemia, realizar pesquisa em caráter informativo, questionando se o cliente apresenta sintomas relacionados à COVID19, se viajou recentemente ou se pertence a algum grupo de risco.

Realize o controle de entrada e saída dos clientes a fim de evitar aglomerações.

Procure realizar a abertura em horários diferentes, para que o tráfego de clientes e profissionais não coincida com o pico de movimento do transporte público.

Na hora do cliente realizar o pagamento, proceda com alguns cuidados.

- Instale uma barreira de acrílico ou de vidro no caixa, se possível:

- Cubra a maquininha com filme plástico, para facilitar a higienização após o uso

- Demarque no chão as posições da fila para pagamento, estabelecendo o mínimo de 1m entre as pessoas

- Coloque um dispenser com álcool em gel no caixa para clientes

Solicite que o cliente use máscara própria ou fornecer assim que entrar no estabelecimento

Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros.

Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular. Também faça comunicação no site e/ou redes sociais.

Fornecedores e parceiros

Fonte: Sebrae Nacional

Receba fornecedores e/ou distribuidores em um local específico, de preferência em local e horário separado do atendimento ao seu público.

Planeje um espaço separado para recepção de mercadorias, estoques e outros insumos. Denomine esse espaço de área suja. Este deve ser limpo numa frequência maior e pelo menos duas vezes ao dia.

Imediatamente após a chegada de mercadorias, insumos ou mesmo recepção de fornecedores proceda à limpeza e desinfecção de mercadorias.

Todas as recomendações de higiene e saúde devem ser exigidas também de fornecedores e distribuidores.

Nos momentos de manuseio de documentos, emissão de recibos ou assinatura de documentos de entrega, utilize luvas ou higienize as mãos na sequência de tais procedimentos.

No caso de delivery, quando for fazer uma entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente.

Mantenha higienização contínua do meio de transporte que você utiliza para realizar as entregas.

Protocolos setoriais

Estamos juntos com você neste importante momento de retomada. O Sebrae Nacional está preparando uma série de cartilhas setoriais para que você consiga adaptar seu negócio rapidamente ao novo normal, confere aqui essas dicas:

Setor Atividades mapeadas Saiba mais
Academias de Ginástica Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para a retomada segura das atividades de Academias de Ginástica neste novo contexto de consumo saiba mais
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Artesanato Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de artesanato. saiba mais
Audiovisual Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de negócios criativos audiovisuais. saiba mais
Bares, Restaurantes e Lanchonetes Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de Bares, Lanchonetes e Restaurantes neste novo contexto de consumo saiba mais
Clínicas de Saúde Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de clínicas de saúde neste novo contexto de consumo dos pacientes saiba mais
Cursos Livres Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de Cursos Livres neste novo contexto de consumo. saiba mais
Escolas Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de Escolas neste novo contexto de consumo. saiba mais
Escritórios de Arquitetura e Projetos Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de Escritórios de Arquitetura e Projetos neste novo contexto de consumo. saiba mais
Eventos Culturais Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de negócios criativos (eventos culturais). saiba mais
Eventos e Turismo de Negócios Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de eventos e turismo de negócios. saiba mais
Feiras livres Como retomar as atividades com segurança nesse “novo normal”? Veja material que o Sebrae produziu sobre a retomada das atividades de Feiras Livres. saiba mais
Games Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades de negócios criativos (games). saiba mais
Ind. da área tecnológica e energia Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades da indústria de área tecnológica e energia. saiba mais
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